Gestores de Referências Bibliográficas

O que são e para que servem?

São recursos, programas ou serviços que permitem a captura, organização e reutilização, de forma automatizada, de referências bibliográficas em diversos formatos. Através desta ferramenta poderá rentabilizar o tempo na realização de um trabalho académico.

Selecionar um gestor de referências bibliográficas

A seleção de um gestor de referências depende de vários fatores:

Lista de gestores de referências bibliográficas

Existem vários gestores de referências bibliográficas, pagos ou gratuitos, algumas sugestões:

enweb-tagEndNote Web* (Thomson Reuters)

Disponível através da plataforma B-on, a versão web deste software permite a importação de conteúdo a partir de bases de dados, o armazenamento e a organização das referências bibliográficas. Dispõe de diversos estilos bibliográficos e possibilita a integração com processadores de texto.

*Requer utilização da VPN

mendeley-1280x310Mendeley (Elsevier)

Disponibiliza uma versão livre, com capacidade de armazenamento de 2Gb, permite a sincronização automática entre as versões Desktop e Web e a integração com o Microsoft Word, LibreOffice, Open Office e BibTeX. Oferece ainda a possibilidade de sublinhar e de fazer anotações no PDF dos artigos.

Tutorial: PDF

Mais informação: What is Mendeley? | Getting Started with Mendeley

zotero

Zotero (Roy Rosenzweig Center for History and New Media)

Software livre, com 300 Mb de espaço de armazenamento. Permite a sincronização automática entre as versões Desktop e Web e a integração com Word, LibreOffice, Open Office. Oferece a possibilidade de guardar uma “fotografia” de uma referência de um sítio web.

Tutorial: Aqui

ESTILOS E NORMAS

Existem vários estilos que definem a forma de apresentação e elaboração de um trabalho académico, nomeadamente das citações e referências bibliográficas.

Algumas sugestões: