Sobre a Semana Internacional do Acesso Aberto 2016
Categorias: Novidades
“O conhecimento é de todos e para todos”
O acesso à ciência e ao conhecimento é indispensável a uma sociedade mais informada e mais consciente do Mundo que habita, contribuindo para a tornar mais humana, mais justa e mais democrática e onde o bem-estar seja partilhado por todos.
É sob esta premissa, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que o Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa pretende contribuir para a maior visibilidade da produção intelectual da comunidade académica.
A página da Semana Internacional do Acesso Aberto oferece alguns esclarecimentos sobre o Open Access:
O que é o Acesso Livre?
Open Access, “Acesso Livre” (ou “Acesso Aberto”) significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas, online, de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.
Existem vários mal entendidos sobre o Acesso Livre. Não é auto-publicação, nem uma forma de ultrapassar o processo de revisão pelos pares (peer-review) e publicação, nem é uma forma alternativa para publicação a baixo preço. É simplesmente uma forma de tornar os resultados de investigação acessíveis livremente online para toda a comunidade científica.
Porque é útil e desejável o Acesso Livre?
Os investigadores publicam os seus resultados (em revistas ou outros tipos de publicações científicas) para estabelecerem a sua autoria e para permitir que outros investigadores desenvolvam novas pesquisas a partir deles.
Assim, aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, através de uma maior acessibilidade com o Acesso Livre, é um interesse óbvio das universidades, das suas unidades orgânicas (centros de investigação), bem como dos docentes e investigadores individualmente.
Para informações mais detalhadas, consulte a Página Oficial.