Hora Absurda


As Bibliotecas da Fundação Fernando Pessoa e o virtuoso Literacidades iniciaram o projeto Hora Absurda Leituras Conjuntas, a hora dedicada à Literatura.

Com o propósito de instigar a comunidade a partilhar as experiências, as emoções e os pensamentos decorrentes da leitura dos mais diversificados livros, figura-se ainda como um hábil pretexto para reunir estudantes, docentes e entusiastas da literatura.
A cada dois meses será lançada uma sugestão literária e agendado um encontro presencial de leitores que contará com a presença dos criadores do Literacidades, Álvaro Cúria e Ludgero Cardoso e personalidades da Fundação Fernando Pessoa.

28 de outubro de 2022, 19h00
A primeira Hora Absurda decorreu na Biblioteca Especializada Álvaro de Campos e foi dedicada à vida e à obra do nosso patrono, Fernando Pessoa.
Tratou-se de uma conversa informal em que participaram a Nadine Rombert Trigo, Pró-Reitora para o Desenvolvimento Institucional e Relações Internacionais da Universidade Fernando Pessoa e  Álvaro Cúria e Ludgero Cardoso, criadores do Literacidades.
Pediu-se aos participantes para lerem previamente um poema, conto, livro ou texto biográfico referente ao autor.
Pode assistir à gravação aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Ax9olK7RmBQ
HA1a

HA1c

HA1b


 14 de dezembro de 2022, 17h30
A segunda Hora Absurda decorreu na Biblioteca Fernando Pessoa e foi dedicada a Chico Buarque.
Falar de Chico Buarque é também lê-lo, cantá-lo, ouvi-lo. Aquele que é um dos mais conhecidos cantautores brasileiros, é também uma figura incontornável da literatura lusófona, vencedor do Prémio Camões em 2019.
Patricia Weber, docente da UFP, moderou uma sessão em que participaram Marlúcio Arruda, Klaryne Rodrigues e Sthênyo Cavalcante e, claro, Álvaro Cúria e Ludgero Cardoso, criadores do Literacidades.
Dr. Paulo Muccillo Torino pela reportagem fotográfica, e aos alunos de Português Língua Estrangeira do Professor Álvaro Curia
Pode assistir à gravação aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qTRVuys9sKo
HA2a
HA2c
HA2b


23 de fevereiro de 2023, 17h30

A terceira Hora Absurda decorreu na Biblioteca Especializada Álvaro de Campos e foi dedicada a Annie Ernaux, Prémio Nobel da Literatura em 2022.

As suas obras abordam questões sociais, políticas e culturais, com destaque para o feminismo e a condição da mulher na sociedade.

Os livros de  exploram a experiência da mulher numa sociedade patriarcal, analisando temas como a opressão de género, o corpo feminino, a sexualidade e a luta pela igualdade de direitos.