Recursos em acesso aberto

O acesso aberto é a disponibilização aberta na internet de:

  • artigos de revistas científicas revistos por pares;
  • publicações académicas e científicas (comunicações em conferências, teses e dissertações, relatórios técnicos, …);
  • dados de investigação;
  • recursos educacionais para usar em sala de aula.

Em baixo poderá encontrar uma lista com recursos em acesso aberto, bem como um pequeno resumo de cada um deles. Se tiver mais sugestões, por favor envie-as para o email biblioteca@fundacaofernandopessoa.pt.

ARQUITETURA

archello
Plataforma que agrega arquitetos, estudantes, escultores, engenheiros, pintores, ou seja, profissionais que partilham os seus projetos e respetivas imagens, classificando-os de acordo com categorias, características, materiais, etc.

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Cell Image Library, The
Esta biblioteca de imagens, vídeos e animações de células captura uma ampla diversidade de organismos, tipos de células e processos celulares e demonstra a sua arquitetura e funções.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Major Minors
Ontologia de recortes de imprensa de jornais portugueses com referência a minorias, entre os quais um corpus de artigos, comentários e imagens publicados nas duas primeiras décadas deste século e obtidos através do Arquivo.pt.

Politiquices
O Politiquices permite explorar e analisar as relações de apoio e oposição entre personalidades políticas expressas em títulos de notícias.

PORDATA
A PORDATA é organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e recolhe, organiza, sistematiza e divulga informação sobre várias áreas da sociedade. As estatísticas divulgadas são provenientes de fontes oficiais e certificadas.

ECONOMIA

RePEc
RePEc (Research Papers in Economics) é um projeto construído para aumentar a divulgação da pesquisa em Economia e ciências afins usando documentos de trabalho, artigos, livros, capítulos de livros e componentes de software.

FÍSICA

SCOAP3
SCOAP3 é uma parceria de mais de três mil bibliotecas, agências de financiamento e centros de pesquisa em 44 países e 3 organizações intergovernamentais que oferece o acesso a revistas, livros e aos materiais no seu repositório na área da Física de Partículas.

LITERATURA

Po-ex.net
O Po-ex.net – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa é coordenado pelo Prof. Doutor Rui Torres, docente da Universidade Fernando Pessoa, e pretende recolher, classificar e reproduzir, em formatos digitais, a poesia visual e sonora, a videopoesia, o happening e a literatura cibernética, preservando a herança literária experimentalista.

PSICOLOGIA

PsychArchives
É um repositório disciplinar que preserva uma variedade de objetos de pesquisa digital, com 20 tipos diferentes de publicação (pré-impressões, publicações primárias e secundárias), dados de pesquisa, testes, pré-registos, multimédia e código.

GERAL

Arquivo.pt
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na Web para fins de investigação.

BCcampus Open Education
O BCcampus Open Education hospeda e mantém a B.C. Open Textbook Collection, que contém muitos recursos de alta qualidade selecionados para os currículos pós-secundários na Colúmbia Britânica e no Canadá.

Europeana
Plataforma que junta arquivos, bibliotecas e museus europeus, fornecendo acesso milhões de itens digitalizados.
Disponibiliza ainda coleções temáticas especiais sobre arte, moda, música, fotografia e Primeira Guerra Mundial.

RCAAP
O RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) é um portal agregador que recolhe, agrega e indexa os conteúdos científicos em acesso aberto, ou livre, que existem nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, repositórios de dados e revistas científicas, bem como noutras organizações de I&D em Portugal.
Permite também pesquisar a produção científica brasileira em repositórios e revistas agregados no OASISBR (Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto).

Repositório Institucional
Local onde está armazenada a produção científica da comunidade académica da Universidade Fernando Pessoa e da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa. O RI ajuda a partilhar e a promover o conhecimento científico, reforça a sua visibilidade e preservar a memória intelectual.
Está integrado no RCAAP.

SARC
O SARC (Serviço de Alojamento de Revistas Científicas) está disponibilizado no âmbito do projeto RCAAP e tem alojada a “Antropológicas”, uma das revistas mais antigas da Universidade Fernando Pessoa.
Pode consultar todos os artigos publicados em https://revistas.rcaap.pt/antropologicas.

Taylor & Francis
Está disponível, através de VPN, uma lista de ebooks em acesso aberto da Taylor & Francis. Basta clicar na ligação e depois na obra que gostaria de ler.