Biblioteca Fernando Pessoa

Localizada no edifício sede da UFP é designada Biblioteca Fernando Pessoa (BFP) desde agosto 2012, na sequência de um reagrupamento das bibliotecas. Funcionando em regime de livre acesso, está organizada de acordo com a classificação decimal universal (CDU). Destina-se à comunidade UFP, bem como a qualquer leitor interessado.

O fundo documental da BFP, composto por livros, publicações periódicas, testes psicológicos, material cartográfico e obras de referência, abrange áreas de ciência e conhecimento, organização, informação, documentação, filosofia, psicologia, religião, teologia, ciências sociais, estatística, economia, comércio, direito, política, administração pública, assistência social, educação, matemática, ciências naturais, ciências aplicadas, tecnologia, arte, recreação, entretenimento, língua, linguística, literatura, geografia e história. Detém, ainda, um considerável espólio do Professor Alexandrino Severino, estudioso pessoano.

A biblioteca dispõe de uma sala de leitura, com lotação para 68 lugares, um patamar superior com 10 lugares, um gabinete técnico,  dois gabinetes de trabalho em grupo (com capacidade para 15 lugares) e equipados com postos de pesquisa com acesso à Internet, que se destinam exclusivamente a alunos e colaboradores da UFP associados em grupo, com o propósito de não perturbar o ambiente de silêncio que deverá existir na sala de leitura.

Possui cacifos, equipamento de impressão, cópia e digitalização, em regime self-service, e cobertura de rede sem fios (wireless).

Horário Período Letivo: 08:00h .. 20:00h (seg. a quin.) e 08:00h .. 18:00h (sex.)

Endereço: Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto

Telefone: +351 22 5071301

E-mail: bibfp@ufp.edu.pt