O que são e para que servem?
São recursos, programas ou serviços que permitem a captura, organização e reutilização, de forma automatizada, de referências bibliográficas em diversos formatos. Através desta ferramenta poderá rentabilizar o tempo na realização de um trabalho académico.
Selecionar um gestor de referências bibliográficas
A seleção de um gestor de referências depende de vários fatores:
Lista de gestores de referências bibliográficas
Existem vários gestores de referências bibliográficas, pagos ou gratuitos. Aqui estão algumas sugestões:
EndNote Web* (Thomson Reuters)
Disponível através da plataforma b-on, a versão da Internet deste software permite a importação de conteúdo a partir de bases de dados e o armazenamento e a organização das referências bibliográficas. Dispõe de diversos estilos bibliográficos e possibilita a integração com processadores de texto.
*Requer utilização da VPN
Mendeley (Elsevier)
Disponibiliza uma versão livre, com capacidade de armazenamento de 2Gb, permite a sincronização automática entre as versões Desktop e Web e a integração com o Microsoft Word, LibreOffice, Open Office e BibTeX. Oferece ainda a possibilidade de sublinhar e de fazer anotações no PDF dos artigos.
Tutorial: PDF
Mais informação: What is Mendeley? | Getting Started with Mendeley
Zotero (Roy Rosenzweig Center for History and New Media)
Software livre, com 300 Mb de espaço de armazenamento. Permite a sincronização automática entre as versões Desktop e Web e a integração com Word, LibreOffice, Open Office. Oferece a possibilidade de guardar uma “fotografia” de uma referência de um sítio web.
Tutorial: Aqui
ESTILOS E NORMAS
Existem vários estilos que definem a forma de apresentação e elaboração de um trabalho académico, nomeadamente das citações e referências bibliográficas.
Algumas sugestões: