Vida

Filho de um diplomata, Carlos Fuentes nasce no Panamá, mas vive parte da sua infância e juventude nos ambientes mais cosmopolitas um pouco por todo o mundo, desde a Argentina, ao Chile, Brasil, Peru, Uruguai, Suíça, Estados Unidos e outros, tendo regressado ao México já em plena adolescência.

Licencia-se em Direito pela Universidade Autónoma do México e viaja para a Suíça, onde estuda Direito Internacional no Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra. É também aqui que inicia a sua carreira no desempenho de funções de representação do México em diversos organismos internacionais, chegando, nos anos 70, a embaixador do México em França.

Enquanto escritor, crítico e intelectual, a sua ideologia jamais se desvincularia das questões sociais e da identidade do “ser mexicano”, que exorta constantemente nas suas obras, encarando-as como um dever cívico e político.

Em paralelo à escrita, dedica décadas da sua vida ao ensino académico, o que lhe valeu vários títulos de Doutor Honoris Causa, tributos e menções honrosas pelo mundo inteiro.

Falece a 15 de maio de 2012 em México D.F.